sábado, 25 de julho de 2015

Raio (PC)X

Já vinha pensando numa postagem assim há tempos, mostrando todos os detalhes visíveis (e alguns nem tanto) do PCX.
Uma tarde no lava-rápido, câmera na mão e voilá!


Reparem na foto que o PCX bebe na fonte do descontinuado (e injustiçado) Yamaha Neo 115 no tocante ao espaço para os pés, que ficam separados em nichos próprios, ao invés da popular plataforma plana usada pelo Burgman 125 e outros. O banco em dois níveis e com apoio para o condutor e a posição do guidão ajudam no conforto, mas o garupa merecia um pouco mais de espuma na região do "pandeiro" e alças melhores para se segurar.



O posto de condução do PCX, com um guidão de tamanho adequado pra escapar dos retrovisores nossos de cada corredor e bom ângulo de esterçamento. Note os contrapesos nas pontas do guidão.



Punho esquerdo. Note que as funções de buzina e seta seguem a tendência de inversão de posições entre si, o que acaba criando um festival de buzinadas involuntárias e setas não dadas em conversões. Parece o lance das tomadas de três pinos: ninguém precisava mas alguém foi lá e resolveu que ia ser assim e pronto.



Punho direito. Em destaque o controle do Idling Stop, o sistema que liga e desliga o motor a cada parada.


O painel de instrumentos, simples porém funcional. Em verde a luz que indica o funcionamento do Idling Stop (acesa quando andando, piscando quando parada). No display digital os dois hodômetros (total e parcial) e o marcador de combustível. Abaixo dele a luz de injeção. Do outro lado a luz de farol alto (abaixo) e a de temperatura (ao lado da Idling Stop). 




Aqui reside um dos meus problemas com o PCX: os retrovisores. Num caso típico de forma é tudo e função que se dane, oferecem um campo de retrovisão pequeno independente do quanto se ajuste. O melhor que consegui foi 60% do meu braço com 40% do veículo que vem atrás. A Honda poderia (aliás, deveria) rever esse quesito.


Grupo ótico dianteiro, inspirado na VFR 1200. Cumpre muito bem seu papel.


Grupo ótico traseiro, com setas embutidas.



Contato de ignição, com shutter key.Ao lado a tecla de função dupla que abre a portinhola do tanque (FUEL) e o banco (SEAT), que só podem ser abertos com a chave na posição opener.


Praticamente um pré-requisito para scooters, o porta-objetos do escudo frontal do PCX oferece espaço para chaves, carteiras e celulares (dependendo do tamanho, claro). Importante ressaltar que ele não tem sistema de travamento com chave, além de ser um pouco "manhoso" para fechar.


E o que seria um scooter sem o porta-objetos sob o banco? Ponto para o PCX nesse quesito, que oferece além da cuba para o capacete uma área a mais para acomodar outros itens. Em branco, o visualizador do líquido de arrefecimento.


O bocal do tanque de 5,9 litros, protegido por portinhola.


Pedaleira do garupa, de fácil extensão e recolhimento.


Finalizando, o descanso lateral e o cavalete central.




Taí, um "raio x" rápido, pra ilustrar algumas características do PCX.
Espero que tenham gostado.

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