sábado, 22 de outubro de 2016

Curuba!

Você sabe o que significa essa palavra? Não? Vamos explicar...


CURUBA: zica; azar; infortúnio; má sorte; deu ruim; lei de Murphy. substantivo empregado quando alguma(s) coisa(s) dão errado ou se tornam complicadas demais no decorrer dos acontecimento; geralmente acompanha o adjetivo "do caralho" quando a curuba vem em grandes quantidades.

Deu pra ter uma ideia do que é "curuba", certo? Pois é.
E essa onda de curuba pegou o Herbie de jeito esses dias...


A primeira curuba começou na tomada 12V. Você sabe, aquela tomadinha que o fabricante do seu carro te disponibiliza para você conectar tudo que puder ser movido pela bateria do carro: aspiradores portáteis, equipamentos, compressores de ar portáteis, enfim, toda sorte de traquitanas que a gente encontra disponível nas melhores lojas e camelôs do ramo.
Desde que comprei o carro eu usava a tomada só pra carregar o celular e, de vez em quando, ligar o compressor portátil pra encher os pneus das bicicletas de casa. Num dia desses levei o carregador - desses de plug - pro serviço e dei para um cliente como forma de agrado. Bora procurar um igual, mas tinha que ser branco (o outro era preto), pra combinar com a cor do carro.

Achei um perto de casa, da cor que eu queria e igual ao que eu tinha.. e por R$ 10,00 a menos do que eu tinha pago no outro. Felizão da vida, voltei pra casa e não hora de levar minha filha embora conectei na tomada.

Imaginem um Reveillon em miniatura no console do carro. Pois foi justamente o que aconteceu...
Primeiro ele "acendeu" por dentro, cheguei a pensar que era algum LED interno (santa ingenuidade!), na mesma hora começou uma faísca, depois outra e outra e outra, até subir o indefectível cheiro de queimado. O resultado você, caro leitor, vê na foto:


Perceba as manchas de queimadura na parte interna da tomada. Por alguma razão, a mola do pino do carregador, aquele que fecha o contato na tomada, perdeu função e ele fechou curto.
Até então, com meu "enooooorme" conhecimento, achei que era só pegar outro plug e beleza. Voltei onde comprei, fiz a troca (e comprei mais um de outro modelo) e voltei pro carro, confiante que ia resolver o problema. Qual nada! Morta a tomada estava, morta está. Sem carregador, sem compressor, sem nada até achar uma tomada nova. Amigos me disseram que a troca é mais fácil do que parece e pode ser feita em casa, mas prefiro não arriscar. Vai que meto fogo no carro sem querer...

A outra "curuba" deu no fecho do meu cinto de segurança que toda hora, sem aviso, aciona o alerta de "cinto não colocado", embora ele esteja no lugar. Vira e mexe tenho que destravar o cinto e encaixar de novo e, mesmo assim, o problema persiste. Pelo menos ele trava o cinto, pior seria se não travasse.

Querem mais outra "curuba", só pra fechar a conta? Pois lá vai.


Estão vendo essas lindas palhetas posando ao sol? Pois é. Esses dias caiu uma chuva monumental em Santos, coisa de fazer o Aquaman ter fobia de água por una 20 anos. Fui usar a velocidade máxima dos limpadores e eles, simplesmente, se recusaram a trabalhar nessa condição. Só na intermitência e na velocidade normal. Que hora pros limpadores fazerem "operação tartaruga", viu?


Bem, esse foi um pequeno tratado sobre a "curuba", esse inimigo invisível que assola tudo que se move neste mundo. Já marquei uma sessão de descarrego, também conhecida como revisão, para o meio de novembro. Até lá, vou ver se arranjo um lava-jato que use água benta na Wap...


ABRAÇOS COTIDIANOS!




Nenhum comentário:

Postar um comentário