quinta-feira, 15 de junho de 2017

Manutenção, faça-você-mesmo e correções de rota

Essas duas últimas semanas foram dedicadas a tudo isso que o título da postagem descreve... hora de cuidar, pegar nas ferramentas e deixar a frota do Velocidade Cotidiana em dia para rodar em paz e sem surpresas desagradáveis.


Começando pelo Jarvis, havia uma coisa nele que estava me incomodando fazia tempo: a antena corta-fio, instalada em 2015 (faz tempo) começou a dar nos meus nervos. Como os (dois) assíduos leitores do blog sabem, instalei a antena do lado direito mas com o tempo e a rodagem comecei a cismar que teria ficado melhor do outro lado.


Uma chave de boca depois:


Foi uma mudança mais estética também, mas gostei da liberdade de posicionamento gerada pela ausência de qualquer obstáculo nesse manete. De quebra, ainda me livrei da gambiarra feita em 2015, quando fui obrigado a colocar duas arruelas na base da antena pra conseguir recolocar o espelho.
Agora só falta colocar o bauleto, até o fim do mês nosso herói terá mais um espaço pra colocar tralhas.
Aproveitei a deixa pra conferir o famigerado nível do líquido de arrefecimento. Fiquei feliz ao constatar que o consumo desse fluido baixou consideravelmente desde a última checagem. Só completei um pouquinho (mais por frescura que qualquer outra coisa).



Já com o Herbie, as coisas foram mais complexas.
Primeiro, como vocês (dois) se lembram, ele foi alvo de uma tentativa de assalto no Carnaval. O ladrão quebrou este vidro aqui:


O conserto foi feito pelo seguro, sem cobrança de franquia:


Justamente um tempo depois desse conserto, o vidro da porta passou a sair da canaleta. Reparem na foro do vidro quebrado que, junto ao espelho, há uma canaleta por onde corre o vidro. Passado um mês e meio do reparo, ele passou a sair dessa canaleta na hora de subir. Levei a concessionária daqui, resolveram o problema sem me cobrar nada mas ele voltou numa noite.

O que fazer? Onze da noite, ameaçando chover no dia seguinte, o jeito foi pegar a caixa de ferramentas e partir pro faça-você-mesmo.

Comecei estudando o forro da porta, vendo os pontos de fixação. Removi os quatro parafusos que o prendem mas ele continuou lá. Foi quando me bateu de remover a cobertura plástica superior que fica neste ponto da porta:




Dali, foi só deslocar a parte superior do forro, puxar a ponta de baixo da canaleta e subir o vidro. Meu primeiro faça-você-mesmo automotivo havia sido um sucesso!

Ou não... foi só baixar o vidro todo que o mesmo problema voltou. Menos mal que já aprendi o macete, então sempre que dá essa zebra vou lá e puxo a canaleta com os dedos pro vidro voltar ao normal. Por enquanto vou rodar com ele desse jeito mesmo, abrindo o vidro pela metade, até aparecer um tempo pra trocar a bendita canaleta.


Fora essa encheção de saco, só manutenções de rotina. Primeiro, a tão necessária troca de óleo!



Como o carro já não está mais na garantia, posso fazer a troca fora da rede autorizada sem problemas. Fui numa empresa conceituada aqui da minha cidade (Pantera Troca de Óleo, R. Carvalho de Mendonça 446, (13) 3239-6534) e, meia hora e R$ 201,00 depois, nosso herói saiu de lá com a transfusão feita e esbanjando saúde.
Detalhe: juntando esse valor da troca e os R$ 50,00 que dei a um mecânico para trocar a buzina de volta para a original, economizei quase R$ 500,00 em relação ao orçamento que a concessionária me deu para os mesmos serviços... meu bolso penhorado agradece!


Óleo trocado, voltei minha atenção para os filtros do ar condicionado.



Vendo um tutorial no Youtube foi que descobri onde eles ficam - sob essa grelha, bem debaixo do capô.
E você não leu errado - são dois mesmo:

 Agradecemos pelos bons serviços prestados, mas...




... agora é hora da nova geração assumir. 


Pra finalizar o post, um passeio ao cair da tarde...






Abraços Cotidianos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário