segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Calibragem

Uma questão que sempre dei atenção e muita gente neglicencia é pneus... quanto mais bem calibrados, melhor.

Em todas as motos que tive sempre segui as instruções de calibragem do fabricante, sem exceção. Não curto essa papo de "coloca tantas libras a menos pra não pular tanto na buraqueira." O veículo vai pular de qualquer jeito, independente da calibragem, então isso é papo furado. Coloca o valor certo e pronto!
Porém, no Jarvis, eu ando pensando em "burlar" essa fórmula. Explico...

O manual diz que os pneus do PCX devem seguir a seguinte calibragem: 29 psi no dianteiro, 33 psi no traseiro só com o piloto. Com passageiro, 36 psi. Aí que mora o problema: eu, sozinho, peso quase 140 kg. Como a capacidade de carga do PCX é de 180 kg, isso significa que eu respondo por quase, digamos, 70% desse limite. Ou seja, eu sou praticamente dois em cima dele.

Resolvi, então, fazer uma experiência essa semana: colocar os 36 psi no pneu traseiro e ver o resultado. Dada a questão do peso que comentei mais acima, pode acabar sendo a opção mais correta até eu criar vergonha, atravessar a rua (literalmente falando) e me matricular na academia.


Um comentário:

  1. Compra uma Citycom, vc deve ficar como um gigante em moto de anão...

    ResponderExcluir