Essa não é a original, é uma estilo "paquerinha" que instalei assim que comprei o carro. Gosto do som que elas fazem e a buzina original do 208 não me agrada em nada, parece um carro de sorvete.
Pois bem, a dita cuja apresentou um severo caso de rouquidão e lá fui eu apelar pra uma solução caseira, ou seja, passar um lubrificante spray no corpo da mesma pra reverter o quadro.
Olhando assim pela foto não dá pra imaginar o tamanho do enrosco que é ter acesso a essa buzina. Simplesmente ela fica quase perto do parachoque, encostada nas tubulações do ar condicionado. O acesso é horrível, mal dá pra colocar a mão lá.
Bate cabeça daqui e dali, até que atentei pra um detalhe que havia passado chutado no meio do calvário.
O 208 - como a maioria dos carros modernos - tem pontos de fixação para o encaixe de uma peça específica pra casos de reboque por corda, cabo, etc. Tirei a tampa e resolvi experimentar se tinha acesso por ali. O resultado?
Deu certinho, só precisei abaixar um pouco o tubo de spray (em vermelho) e problema resolvido.
Adeus, rouquidão de buzina.