domingo, 20 de março de 2016

A polêmica do Idling Stop

Uma das novidades do PCX 150 é o sistema Idling Stop, que desliga o motor depois de 3 segundos parado. Basta girar o acelerador e o motor volta a funcionar depois desta parada.

A luz indicativa do Idling Stop em funcionamento. Quando o sistema é ativado ela pisca de forma intermitente até o reativamento do motor.


Pois bem, esse sistema é alvo de muita polêmica entre os donos do scooter. Uma rápida consulta ao tópico destinado ao sistema no PCX Clube mostrou que muitos donos acabam deixando o Idling desligado, seja por medo da bateria não receber carga suficiente devido as paradas do motor ou por não verem tanta vantagem no sistema em termos de economia de combustível.

É justamente no segundo caso que me enquadro. Francamente, nunca vi essa vantagem toda no sistema, tanto que o desativei no segundo mês de uso do Jarvis e não liguei mais. Porém, por um tremendo dum acaso, acionei o sistema totalmente sem querer um dia desses e só percebi quando o motor apagou num semáforo e vi a luz piscando no painel.

No mesmo dia li o tópico no PCX Clube e resolvi deixar o sistema ligado pra fazer uma experiência relativa ao consunmo de combustível. Considerando que meu percurso diário envolve um trecho de 8,4 km (4 km casa-loja, 4,4 km no sentido oposto) e QUARENTA E SEIS semáforos (22 na ida, 24 na volta, fora os 4 radares, dois em cada sentido), creio que vai ser uma experiência válida pra sentir - ou não - a eficiência do Idling Stop.


Enquanto isso, segue a vida diária do scooter mais descolado e simpático de Santos, cada vez mais assumindo o posto de veículo principal devido a dois fatores: a praticidade que proporciona e a bondade de São Pedro, que resolveu fechar as torneiras lá em cima, para alegria deste que vos escreve.


Nessa última semana o Jarvis fez de tudo um pouco. Carregou desde impressora até galão d'agua sob o banco. O que trouxe a tona o velho questionamento: colocar bauleto ou não? Pois muitas vezes o espaço sob o banco, apesar de bem bolado pela Honda, me obriga a tirar algo (geralmente minha roupa de chuva) e prender na parte de trás do banco com uma "aranha" elástica, bem prática de usar mas cujos ganchos acabam raspando na carenagem com o movimento.

Bom, ainda tenho 510 km até a revisão pra pensar nisso com mais calma. 
Então, sigamos rodando!




Abraços cotidianos!








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